​​Ação solidária: TCE-AM inicia entrega de 500 kits escolares a instituições de caridade

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início a uma série de doações de ao todo 500 kits escolares para instituições de caridade e comunidades solidárias de Manaus. A doação faz parte de uma iniciativa da Corte de Contas amazonense que tem como objetivo principal colaborar e contribuir com o desenvolvimento social e atuar no âmbito de concretização de políticas públicas por meio de doações a instituições sem fins lucrativos e que possuem a finalidade de prestar os serviços assistenciais e sociais às crianças e adolescentes.

E uma das primeiras instituições contempladas é o abrigo ‘O Coração do Pai’, com quase 40 crianças atendidas. Na manhã desta terça-feira (3), o abrigo recebeu a doação de 75 kits escolares entregues pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), para ajudar principalmente com o início do ano letivo dos pequenos que dependem da instituição.

A doação faz parte de uma iniciativa da Corte de Contas amazonense que tem como objetivo principal colaborar e contribuir com o desenvolvimento social e atuar no âmbito de concretização de políticas públicas por meio de doações a instituições sem fins lucrativos e que possuem a finalidade de prestar os serviços assistenciais e sociais às crianças e adolescentes.

“O Tribunal de Contas, na sua missão também cidadã, está realizando hoje essa doação, até certo ponto simbólica, mas que tenho certeza que fará a diferença na vida dessas crianças e irá auxiliar toda a equipe que faz com que o abrigo seja realidade e que mude o destino desses pequenos para o melhor”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Conforme a diretora de Relações Institucionais da Presidência (DIRIP/TCE-AM), Érika Alves, a idealização do projeto partiu do conselheiro-presidente Érico Desterro, que determinou a seleção de abrigos e comunidades que estivessem precisando de doações para o seu funcionamento. Segundo ela, o projeto solidário deve ter continuidade em 2023.

“São materiais de uso escolar, como tintas guache, canetas, tesouras, lápis de cor, massa de modelar, entre outros, que devido a sua diversidade, servem para estudantes de 3 a 12 anos de idade, ou seja, poderão ser bastante utilizados pelas crianças que fazem parte da instituição”, explicou a diretora.

Serão ao todo 500 kits escolares a serem entregues a sete instituições de caridade, abrigos e comunidades em diferentes pontos da capital amazonense e na zona rural da cidade. Ainda devem receber os kits, nos próximos dias, o abrigo Lar da Dona Wal, no bairro Lírio do Vale; a Comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã Açu, e a Missão redentorista do Amazonas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Materiais escolares

Ao receber os kits, a coordenadora do abrigo, Neide Oliveira, destacou a dificuldade que é conseguir os materiais escolares, devido aos altos valores e ao fato de que a instituição não atua com recursos próprios.

“Hoje temos 36 crianças e 26 delas estão em idade escolar. Precisamos dar toda assistência a esses pequenos, mas não contamos com recursos próprios, então essa doação é muito importante para o abrigo e para a vida dessas crianças, o ano letivo delas está garantido”, disse.

Ainda segundo Neide, o abrigo também atua no município de Iranduba, além de dar assistência a jovens que possuem idade avançada para acolhimento em Manaus.

“Hoje nós contamos com três lares do abrigo, a sede em Manaus, um abrigo em Iranduba, além de uma república em Manaus, que acolhe de forma pioneira jovens de 18 a 21 anos, um público que sai do acolhimento e não tem para onde ir, então a gente auxilia esses jovens a entrarem no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora.

Como ajudar

Interessados em ajudar o abrigo podem realizar doações presenciais de segunda a sábado de 8h às 17h. A instituição também disponibiliza o PIX via CNPJ: 13.434.693/0001-72.

Leia também