O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) por meio da Escola de Contas Públicas (ECP) deu início, nesta terça-feira (12), ao curso sobre prestação de contas anual para os jurisdicionados, realizado no Auditório Franco de Sá.
Na abertura, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, reforçou a importância de instruir os jurisdicionados visando possibilitar uma gestão do dinheiro público transparente e eficiente, bem como viabilizar o cumprimento do papel pedagógico da Corte de Contas.
“Contribuindo para que o Tribunal não apenas cumpra seu papel fiscalizador, mas também se torne um centro de conhecimento, orientando gestores e servidores públicos na busca pela eficiência, transparência e responsabilidade, a Escola de Contas tem desempenhado um papel central no fortalecimento das competências necessárias para enfrentar os desafios que permeiam a gestão pública”, afirmou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
Dando continuidade ao evento, o coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, deu boas-vindas aos presentes e ressaltou o compromisso da Escola com o aprendizado do público externo e interno do Tribunal.
“A Escola de Contas tem a importância de levar aos nossos jurisdicionados e público em geral os ensinamentos que entendemos necessários para uma boa prestação de serviços, uma boa prestação de contas, e em tudo aquilo que diz respeito à administração pública” declarou o coordenador-geral da ECP.
Com carga horária de 4 horas, o curso tem o objetivo de orientar a respeito da apresentação e elaboração dos documentos para a prestação de contas anual. Além de apresentar as resoluções que estabelecem critérios para o envio das prestações de contas conforme as esferas da unidade gestora.
Neste primeiro dia de capacitação, o curso foi ministrado pelo auditor técnico de Controle Externo, Bruno Leonardo Pontes, pelo diretor de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação, Saulo Coelho Lima, e pelo diretor de controle externo de Recursos, Marcondes Gil Nogueira.
Seguindo até quarta-feira (13), no segundo dia de curso, a capacitação aos jurisdicionados será direcionada conforme a classificação na esfera pública.
Texto: Giovanna Félix
Foto: Joel Arthus