TCE-AM participa de fórum de avaliação do Plano Municipal de Saúde 2022-2025

Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas/TCE-AM), Rodrigo Valadão, palestrou no 1º Fórum de Avaliação do Plano Municipal de Saúde 2022 – 2025, evento realizado nos dias 30 e 31 de janeiro no município de Benjamin Constant, distante 1.120 quilômetros de Manaus.

No encontro, o representante da Corte de Contas amazonense palestrou sobre o Controle Social na Área da Saúde. “Destacamos a relevância do controle social para a concretização dos direitos sociais da população, efetivando assim o exercício da cidadania como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil”, disse o chefe do Deas.

Ainda durante a palestra, também foi apresentado temas como o arcabouço legal que regulamenta o controle social na área da saúde. Dentre os principais pontos abordados estavam os dois principais instrumentos democráticos de participação popular na área da saúde: a organização dos foros de debate e as competências das conferências e conselhos de saúde, em especial, na construção dos ciclos de planejamento das políticas públicas na saúde.

“Os gestores do município apresentaram a execução orçamentária do exercício 2022; os indicadores do programa de imunização; de vigilância em saúde e da assistência hospitalar. Também foram apresentadas as ações e serviços do subsistema de saúde indígena de competência do governo federal, mas que são executados em parceria com o município e a produção em ações da saúde indígena em 2022”, complementou o chefe de departamento.

Na oportunidade Rodrigo Valadão também visitou a base do SAMU que passou por recente reforma com recursos do município, além da ambulância recebida pelo município por doação do Ministério da Saúde.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi