TCE divulga programação do Websimpósio que discutirá desafios da sustentabilidade pós-pandemia

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou, nesta terça-feira (19), a programação do websimpósio que discutirá os desafios da sustentabilidade pós-pandemia do novo coronavírus e seus impactos ao meio ambiente.

A iniciativa inédita entre as Cortes de Contas será transmitida ao vivo, a partir das 9h (horário Manaus) pelas redes sociais do TCE-AM (Youtube, Instagram e Facebook) e pelo site institucional do Tribunal em português, inglês e espanhol, além de tradução simultânea em Libras.

“As discussões serão pautadas pela realidade do país de cada conferencista. Juntos, tentaremos mensurar um cenário global e os desafios que enfrentaremos quando falamos de sustentabilidade em um mundo pós-pandemia do novo coronavírus. Certamente nada será como antes. Para isto, precisamos estar preparamos para lidar, sobretudo, com os possíveis impactos ao meio ambiente”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

O websimpósio está sendo organizada pelo coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A data é simbólica e não poderíamos promover uma discussão dessa magnitude em outro momento. Não gostaríamos de reunir expoentes no assunto para discutir uma pandemia que nos assolou de forma avalassaladora. Agora, temos a chance de discutir o que pode ser feito para que em uma perspectiva de médio e longo prazo o meio ambiente seja preservado”, afirmou o conselheiro Júlio Pinheiro.

As discussões serão no âmbito das perspectivas do pacto global-2030 que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cada conferencista terá 15 minutos para apresentar suas exposições.

Programação

Após a abertura oficial e os pronunciamentos iniciais, o primeiro conferencista será o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. Representando a Corte guardiã da Constituição Federal, ele deve abordar as alterações jurídicas em decorrência dos possíveis cenários pós-pandemia.

A exposição dos fatos seguirá com a secretária executiva do Fórum Global dos Governadores para Climas e Florestas – Estados Unidos, Colleen Scanlan Lyons, que deve abordar os impactos da covid-19 ao meio ambiente e as experiências norte-americanas; pelo desembargador do TJ do Rio de Janeiro, Elton Leme, e pelo advogado ambientalista Fábio Feldmann.

Também participarão das discussões como conferencistas o professor do Instituto de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Gildo Espada, e a juíza e conselheira do TC de Portugal, Helena Abreu Lopes, que devem retratar as experiências dos seus países no combate à doença e os impactos gerados no meio ambiente. Após essas exposições, o professor e consultor jurista, Jorge Ulisses Jacoby, falará, entre outros sobre os impactos legais pós-pandemia.

Em um viés acadêmico, estudiosos das Universidade de São Paulo, José Galizia Tundisi; da PUC de Rio Grande do Sul, Juarez Freitas; e o representanteda Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Tassilo Von Droste, também farão a exposição de estudos que podem auxiliar a traçar um planejamento de proteção ao meio ambiente.

Os reitores das Universidades do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, e da Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, também participarão do websimpósio.

Texto: Camila Carvalho / Edição: Elvis Chaves / Artes: Matheus Rodrigues

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi