TCE-AM participa de reunião virtual para discutir auditorias na Educação

Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na última quarta-feira (1/04), do primeiro encontro técnico virtual com a participação de 80 representantes dos Tribunais de Contas brasileiros realizada pelo Projeto Integrar.

A corte de Contas do Amazonas foi representada pelo chefe do Departamento em Auditoria de Educação do TCE-AM, Irapuan Alfaia Castellani, e pelo diretor de Controle Externo em Licitações e Contratos do Tribunal, Eduardo Lacerda.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e teve como objetivo o desenvolvimento de estratégias integradas para seleção de auditorias com base em risco na área da educação.

No encontro virtual, foram apresentadas ações em andamento como a participação de curso a distância sobre governança de políticas públicas descentralizadas na área de educação. Além disso, a pauta do encontro foi centrada no nivelamento de conhecimentos já que, inicialmente, o projeto piloto contava com a participação de 10 tribunais de contas, sendo que as outras 23 cortes aderiram no mês de fevereiro último.

Segundo o chefe do Departamento em Auditoria de Educação do TCE-AM, Irapuan Alfaia Castellani, a primeira reunião serviu para buscar de forma coordenada, soluções para avaliar as políticas públicas na área de educação.

“Nesse primeiro encontro trocamos experiências com outros Tribunais de Contas, além disso, a reunião serviu para dar início às discussões de quais indicadores vão ser usados na área de educação”, explicou.

Integrar – Na reunião foram apresentadas, ainda, a evolução do Projeto Integrar, que teve início em 2018, e os produtos em desenvolvimento. O Projeto Integrar é resultado de um acordo de cooperação firmado entre TCU e a OCDE. Neste contexto, foi criado o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que atua como intermediário entre o TCU e os Tribunais de Contas dos Estados.

A coordenadora do Projeto, servidora Renata Silveira Carvalho, destacou que os próximos encontros técnicos deverão ter também a participação à distância da equipe de técnicos da OCDE.

Novas reuniões estão agendadas para os dias 14 de abril (Governança Multinível), 16 de abril (Mecanismos de Colaboração entre os TC’s) e 23 de abril (Indicadores e Soluções de TI).

Texto: Dionisson Garcia        Edição: Camila Carvalho

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi