TCE-AM completa 63 anos com inauguração de auditório e semana de atividades

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) completa na próxima segunda-feira (14) 63 anos de existência. Para comemorar a data, o órgão realiza uma vasta programação em sua sede com direito a inauguração do auditório, exposições, palestras, entrega das Medalhas do Mérito de Contas a autoridades, homenagens aos colaboradores do 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Setor Público e o lançamento da cartilha — toda escrita em Braile — que institui a política de acessibilidade do TCE.

No primeiro dia da programação de aniversário, na segunda-feira — com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Arthur Neto —, o conselheiro-presidente Érico Desterro e demais conselheiros inauguram o novo auditório, que aumentou a capacidade de 230 para 308 pessoas, foi modernizado e, agora, atende a todas as exigências e normas de acessibilidade e de segurança.

No mesmo dia, será entregue a 14 agraciados a Medalha de Honra ao Mérito, a mais alta condecoração conferida pela corte de contas. Entre os homenageados estão o procurador da República, Edmilson da Costa Barreiros Júnior, o jornalista Milton de Magalhães Cordeiro e o empresário José Roberto Tadros.

Após a solenidade, o conselheiro Érico Desterro e o coordenador da Escola de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro, farão abertura oficial de uma grande exposição sobre os 63 anos do TCE, com vários painéis.

No dia 15 (terça-feira), continua a exposição no hall do TCE e a equipe de liturgia da corte promove uma missa com todos os servidores.

O dia 16 será destinado à Gestão de Pessoas. O TCE vai entregar troféus aos parceiros e instituições do setor público municipal, estadual e federal que colaboraram com a realização do 2º Encontro Regional de Gestão de Pessoas, realizado no início mês no Tropical Hotel.

Acessibilidade, Educação e Meio Ambiente

Sob a coordenação da procuradora de Contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, o dia 17 (quinta-feira) será voltado à política de acessibilidade. Neste dia, o Tribunal vai lançar a cartilha — toda escrita em Braile — que institui a política de acessibilidade da corte de Contas amazonense.

Entre os palestrantes do Dia da Acessibilidade estão Dudu Braga (filho do cantor Roberto Carlos) e o procurador de Contas do Ministério Público junto Tribunal de Contas da União (TCU), Sérgio Ricardo Costa Caribé, que vai falar sobre o "Controle Externo na Promoção da Acessibilidade".

A orquestra de Violões da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiros, que tem um dos músicos sem as mãos, vai fazer uma apresentação.

Para fechar a semana, no dia 18 (sexta-feira) serão entregues certificados aos servidores da 1ª turma de pós-graduação e assinado um Termo de Cooperação Técnica com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas para realização de mestrado na área de contabilidade para os servidores do TCE. No mesmo dia, também será tratado, em palestras, sobre a política de meio ambiente, especificamente sobre o Processamento Sustentável do Resíduo Sólido Urbano.

Texto: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi