Presidente do TCU elogia trabalho do TCE na área ambiental

Condutor da reunião sobre unidades de conservação (UC) com os países da Amazônia Legal e Brasileira, em Manaus, na última sexta-feira (28), o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, afirmou que o trabalho de auditoria ambiental realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas é referência para os Estados que realizam hoje fiscalizações nas UCs.

Segundo o ministro, o TCE-AM existe uma iniciativa muito forte do TCE-AM na área e, por conta disso, a corte de Contas foi escolhida para sediar o encontro, que propôs aos oito países sul-americanos que também detém a Amazônia a realizar auditorias nas unidades de conservação. “Já estamos realizando auditorias nas unidades de conservação no Brasil. Estou propondo que do outro lado da fronteira seja realizado o mesmo trabalho, como um marco para o controle ambiental na Amazônia”, afirmou.

Em entrevista à imprensa, Augusto Nardes informou que o TCU e os TCEs iniciam no próximo semestre uma série de auditorias em obras e convênios da área de saúde em conjunto com os Tribunais de Contas dos Estados brasileiros. As auditorias irão se somar às investigações já em andamento dos gastos públicos com educação que terá o relatório divulgado no mês de outubro.

“Quando assumi a presidência do TCU chamei todos os presidentes dos Tribunais de Contas e assinamos um ato de cooperação e disso está em andamento uma auditoria na Educação. E faremos também uma auditoria sobre a saúde. São exatamente os dois temas mais reivindicados pelos protestos no Brasil”, comentou o ministro.

“Nós temos que trabalhar preventivamente. Depois que o fato ocorreu é difícil recuperar esse dinheiro. E com essas auditorias coordenadas que faremos com saúde, educação e meio-ambiente, a ideia é consolidar o controle como uma forma de diminuir a corrupção no País”, disse Augusto Nardes.

A reunião realizada em Manaus fez parte do cronograma estabelecimento durante a assinatura do termo de cooperação técnica, em Brasília, firmado este ano entre o TCU e os Tribunais de Contas do Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Pará. Participaram do encontro representantes da Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, além da Argentina e Paraguai, como convidados.

Fotos: Mario Olivieira

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi