TCE-AM realiza roda de conversas em alusão ao Dia Internacional da Mulher

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC-AM) e Escola de Contas Públicas (ECP/TCE-AM), realizou uma programação especial para prestigiar as servidoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

 

O evento contou com uma roda de conversa no auditório do TCE-AM, com a participação da Procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro; da endocrinologista e diretora de Saúde do TCE, Camila Bandeira; e da advogada e coordenadora do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Alichelly Carina Ventura.

 

A programação foi organizada em conjunto com as Diretorias de Relações Institucionais da Presidência (Dirip) e de Saúde (Disau), além do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp).

 

Iniciando a programação, o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, ressaltou a importância do Dia da Mulher e como a presença feminina é essencial para o Tribunal. Também no auditório, a vice-presidente da Corte de Contas, Yara Lins dos Santos, prestigiou a programação.

“O Dia Internacional da Mulher serve para nós, inclusive os homens, refletirmos sobre nossas condutas de relacionamento e aprender a construir espaços de equidade nos ambientes. São elas que ocupam 59% dos cargos de chefia do TCE-AM, e hoje nesse evento, destaco com orgulho que o Tribunal tem cada vez mais se empenhado a valorizar essas profissionais, porque com toda certeza são elas que fazem toda a diferença em sermos essa Instituição de referência”, ressaltou o presidente, Érico Desterro.

 

Ainda no início do evento e reiterando valores sociais e políticos que o dia 8 de Março tem, a Procuradora-Geral do MPC-AM, Fernanda Cantanhede, fez um discurso alegre e empoderado às servidoras presentes.

 

“Somos a maior parte da humanidade, e levando isso em conta, posso dizer que a mulher reina. Mas o mundo ainda tem o machismo muito enraizado, o que impede nossos avanços. Então esse dia, o Dia da Mulher, não pode ser romantizado, mas vivido como uma representação de lutas e debates que precisam estar presentes no mundo, afim de que possamos ter nossos espaços bem estabelecidos”, defendeu a procuradora-geral do MCP-AM, Fernanda Cantanhede.

 

A roda de conversas e o momento beleza

A roda de conversas, mediada pela procuradora-geral, Fernanda Cantanhede, seguiu com apresentação do Coral da Corte de Contas, palestras e debates sobre diferentes informações que permeiam o mundo feminino, como vestimenta e ferramenta de trabalho, saúde e situações que muitas mulheres enfrentam no seu cotidiano.

A primeira palestra foi ministrada pela endócrinologista, Camila Bandeira, e teve como tema “Saúde, bem estar e equilíbrio hormonal nas mulheres”.

 

“O Dia da Mulher é de extrema importância porque traz à tona grandes debates sobre nossos direitos, e como médica, considero super importante a busca por conhecimentos de cuidado e prevenção que ajudem a tornar melhor nossa qualidade de vida em todos os ciclos de idade, e consequentemente, contemplar nossa atuação em diversos âmbitos”, destacou a endocrinologista, Camila Bandeira.

 

Em seguida, a advogada e especialista em direitos humanos, Alichelly Carina Ventura, explicou através da palestra “Manterrupting, Bropriating, Mansplaining e Gaslighting – A voz nem tão sutil do machismo”, questões de gênero na comunicação e exemplos de como o patriarcado machista pode acabar com realidades.

 

“Temos muito a aprender sobre as múltiplas questões que envolvem a população feminina. O machismo é uma conduta tão fortemente presente que ele muda as esferas de poder, e assim passamos por situações que querem nos calar, definir e limitar nosso conhecimento, e o pior de tudo, deixar que uma conduta tira nossa vida”, ressaltou a advogada, Alichelly Ventura.

 

Dando continuidade e finalizando a rodada de palestras, a Procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro, palestrou sobre “Comunicação, Identidade e Estratégia – O Ato De Vestir Como Ferramenta de Trabalho para as Mulheres”.

 

“Nossa condição enquanto mulher no mercado de trabalho pesa, e muito. Então, quando se associa o estudo de carreira, a experiência de vida e a forma de se vestir, a mulher comunica o poder que tem. A roupa é um instrumento de estratégia, tanto no profissional, tanto no pessoal. Por isso, vejo essa questão como algo que contribui para o crescimento do valor feminino”, reiterou a procuradora da Fazenda Nacional, Elizângela Pinheiro.

 

Após as palestras de empoderamento feminino, as mulheres presentes puderam tirar dúvidas, contribuir com outras informações e depois foram direcionadas ao “Momento beleza”, oferecido pela Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas para que as mulheres que desejarem usufruir, pudessem ter serviço de cabelo e unhas.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi