Tribunal conclui relatório de auditoria no Prosamim 3

Dando continuidade à parceria firmada em 2012 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio de convênio, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas conclui, na última segunda-feira (15), o relatório de auditoria nos demonstrativos financeiros do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus 3 (Prosamin) e deverá encaminhá-lo ao BID nos próximos dias.

A auditoria, que teve início em outubro do ano passado, foi realizada por sete analistas de controle externo do TCE-AM, que passaram por treinamentos no BID para realizadas fiscalizações no moldes das normas internacionais de contabilidade.

O coordenador da auditoria, Sandelmo Albuquerque, informou que o BID deu prazo até 30 de abril para que o tribunal apresentasse o relatório da auditoria. “O levantamento foi encaminhado ao presidente do tribunal e ele encaminhará o documento à Unidade Gestora do Prosamim (UGPI), que enviará ao BID até o final deste mês”, comentou.

Segundo o conselheiro-presidente, Érico Desterro, o Tribunal foi o primeiro órgão do Estado a ter sido acionado por um ente internacional para auxiliar nas auditorias. “Nunca na história um ente internacional tinha acionado um tribunal para auxiliar nas auditorias. Normalmente, eles (BID) contratam uma empresa e dão essa atribuição a ela. A parceria será estendida para fiscalização de outras obras”, disse.

O presidente do tribunal, conselheiro Érico Desterro, adiantou que terá uma reunião com os representantes do BID e solicitará uma certificação internacional aos sete servidores que participaram diretamente das ações.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi