brasão_atualizado__1_-removebg-preview

Conselheiro Mario de Mello inaugura Central de Monitoramento do controle externo para otimizar ações da Corte de Contas

O Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas (Secex/TCE-AM) passa a contar, a partir desta quarta-feira (15), com uma nova central de monitoramento para obter informações de natureza estratégica. O sistema foi inaugurado pelo presidente da Corte de Contas amazonense, conselheiro Mario de Mello, que destacou as novas funções adquiridas com a central.

“Esse é um instrumento de importância tremenda, já que agora teremos um fato e uma ação imediata do Tribunal de Contas. Temos inclusive a capacidade de avisar aos gestores se estiverem fazendo alguma coisa equivocada, ao mesmo tempo em que municiamos o Controle Externo. Mais uma vez a Corte de Contas está avançando nessa área tecnológica”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Também participaram da solenidade de inauguração da Central de Monitoramento o conselheiro Josué Cláudio; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Barroso; os secretários geral de Administração, Solange Ribeiro, e de Tecnologia da Informação, Artur Loureiro; além de diretores, chefes de departamento e de divisão, e servidores do TCE-AM.

A Central

Desenvolvido por técnicos da Corte de Contas e coordenado pelo Departamento de Informações Estratégicas (Deinfe), o sistema utilizará a tecnologia ‘Video Wall’ e servirá, a partir de agora, para monitorar as gestões dos jurisdicionados da Corte de Contas. Com foco em âmbitos fiscais, previdenciária, tributária, orçamentária, relativa a obras e serviços de engenharia, transferência voluntária, admissão, saúde, educação, ambiental, entre outras, o sistema conterá uma central de mídia envolvendo computadores, notebooks e televisores para melhor visualização dos dados por parte dos técnicos do TCE-AM.

“Esse sistema faz parte do movimento de modernização que o Tribunal de Contas do Amazonas vem passando. A partir dos monitoramentos feitos pela nova central, poderemos alertar os órgãos especializados no controle das gestões para agirem quando forem detectados problemas relevantes na gestão e até mesmo irregularidades que possam ser corrigidas a tempo”, explicou o diretor de controle externo de tecnologia da informação, Stanley Scherrer.

Além da possibilidade de emissão de alertas por meio do monitoramento constante, o sistema possibilitará a geração de painéis gerenciais e achados instantâneos, rankings, índices, mapas, indicadores e demais arranjos gráficos que poderão ser acompanhados pelo setor técnico da Secex, entre outros.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também