No Dia Mundial do Meio Ambiente, servidores do TCE plantam mudas

Ouça a notícia:

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, conselheiros, servidores e estagiários do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram de uma ação ambiental, na manhã desta terça-feira (5), envolvendo o plantio de 52 mudas de árvores de espécies ornamentais no estacionamento da Corte de Contas. A ação faz parte das atividades da 3ª Semana do Meio Ambiente, que acontece no TCE até sexta-feira (8).

Incentivadora da atividade e primeira a plantar uma das mudas, a conselheira-presidente Yara Lins dos Santos destacou o simbolismo da ação e comentou sobre as atividades ambientais desenvolvidas pela Corte de Contas. “O TCE é pioneiro nas atividades de auditorias ambientais e serve de modelo para vários tribunais. O plantio destas mudas representa todo o esforço que fazemos para atuar em defesa do meio ambiente. Esperamos que ações como essa se multipliquem e que possamos preservar as nossas florestas”, comentou a conselheira.

Responsável pela implantação do Departamento de Meio Ambiente do TCE (Deam), o conselheiro Júlio Pinheiro também esteve presente na atividade e comentou a ação. “Precisamos pensar em um ambiente sadio para as gerações presentes e futuras, portanto, essa é uma ação emblemática e que representa muito, mas que precisa ser cotidiana, não apenas momentânea. É isto que estamos estimulando durante a Semana do Meio Ambiente”, comentou o conselheiro, que destacou outras atividades capitaneadas pelo TCE que envolvem o meio ambiente.

“Temos projetos na área de educação ambiental, lançamos cartilhas voltadas ao incentivo da proteção ambiental, além de todas as ações de auditorias ambientas que realizamos, em parceria com as universidades federal e estadual o Amazonas, o que faz com que o nosso dever de fiscalizar seja alçado além da questão financeira e orçamentária, mas que possa ser exercido, também, de acordo com o que diz a Constituição, com fiscalização patrimonial, ou seja, os nossos biomas”, acrescentou o conselheiro Júlio Pinheiro.

Também participaram da atividade ambiental o conselheiro Josué Filho, o auditor Luiz Henrique Pereira, os procuradores de contas Ruy Marcelo Mendonça, Evelyn Freire de Carvalho, Elizângela Marinho, João Barroso e Roberto Krichanã, além de secretários, diretores, chefes de departamento e demais funcionários do TCE. Esta é a terceira edição da Semana do Meio Ambiente realizada pelo TCE-AM. As atividades se estenderão até o dia 08 de junho, havendo eventos na universidade federal e na estadual. Confira aqui a programação.

​Veja mais fotos aqui.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

​​Texto: Pedro Sousa|Fotos: Ana Cláudia Jatahy|Nataly David

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi