TCE autoriza inspeção extraordinária na Prefeitura de Tapauá

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou na manhã desta quarta-feira (23), por unanimidade, uma inspeção extraordinária nas contas da Prefeitura de Tapauá devido às recentes denúncias de irregularidades na administração municipal.

A solicitação foi feita pelo relator das contas da prefeitura do município do ano de 2013, auditor Alípio Reis Firmo Filho, em resposta ao ofício do movimento denominado "Vem Pra Rua Tapauá", que apontou diversas irregularidades no uso do dinheiro público.

No ofício, os estudantes relataram o atraso de quatro meses no repasse do auxílio-estudantil, pago a estudantes residentes em Manaus para subsidiar moradia, transporte, alimentação e livros didáticos; atraso dos vencimentos dos funcionários públicos, agentes comunitários de saúde e de professores; atrasos no pagamento de fornecedores (merenda escolar, material de higiene das escolas e medicamentos básicos nos postos de saúde) e obras inacabadas (fábrica de gelo, pavimentação de vias, posto de saúde).

Com a autorização, tanto o auditor Alípio Reis Firmo Filho quanto o procurador de Contas, João Barroso, que também atua na prestação de contas, deverão acompanhar a inspeção dos técnicos de Controle Externo em Tapauá.

O auditor deverá apresentar ao presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, com o apoio da Secretaria Geral de Controle Externo, nos próximos dias, um plano de inspeção detalhado sobre o trabalho a ser realizado assim como a equipe que será deslocada ao município.

Os estudantes do movimento “Vem Pra Rua Tapauá” foram recebidos, na sala da presidência, em julho deste ano, pelo conselheiro-presidente Érico Desterro e pelo auditor Alípio Reis, que acompanha e conduz o caso.

Pedido para o Rio Preto da Eva

Ontem pela manhã, os deputados estaduais Luiz Castro e Tony Medeiros protocolizaram um ofício, junto ao conselheiro-presidente, Érico Desterro, solicitando uma inspeção extraordinária nas contas do município de Rio Preto da Eva, diante dos episódios envolvendo a guerra política instalada naquela cidade.

O pedido será encaminhado ao relator das contas, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que deve levar o assunto para votação no pleno na próxima semana.

Texto: Amaro Jr

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi