TCE-AM participa de Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro e Mario de Mello, representando o TCE-AM, participaram do 5º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, promovido pela Universidade de Salamanca e pelo Instituto Rui Barbosa.

Durante o evento, que ocorre de 18 a 21 de março, o conselheiro Júlio Pinheiro apresentou uma palestra com o tema: “A COP 30 e o protagonismo dos Tribunais de Contas no controle das políticas públicas do meio ambiente”.

Na apresentação, Júlio Pinheiro destacou a importância de prevenir os riscos ambientais alertando às autoridades, para que possam agir com o objetivo de evitar os problemas que afetam diretamente à natureza e a qualidade de vida das pessoas. Também salientou que a educação ambiental em grande escala, é determinante para que seja criada uma consciência preservacionista desde muito cedo.

Sobre a conferência do clima, a COP 30, que acontecerá em novembro de 2025, no Pará, Júlio Pinheiro frisou que se trata de uma oportunidade única para mostrar ao mundo como o Brasil vem realizando ações de preservação ambiental, bem como do papel do TCE-AM na defesa da floresta, dos rios e da qualidade de vida de quem vive na região amazônica.

O conselheiro-ouvidor Mario de Mello, que é vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do IRB, também prestigiou o congresso e enfatizou o compromisso do TCE-AM com a promoção da transparência, eficiência e integridade na gestão dos recursos públicos. Ele ressaltou a relevância de espaços como esse congresso para o aprimoramento das práticas de controle e combate à corrupção.

O Congresso reúne membros das Instituições de Controle Externo e Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha e é considerado um dos mais importantes na área de controle público e combate à corrupção.

Texto: Antônio Ximenes

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi