TCE promove curso de controle interno com 190 participantes

Ouça a notícia na Rádio TCE:

 

Com grande número de ocupação, o auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu mais de 190 inscritos para participarem do curso sobre Controle Interno, promovido pela Escola de Contas Públicas (ECP), nesta terça e quarta-feira.

Conforme levantamento da ECP, 30% dos inscritos foram de servidores do TCE e os outros 70% de representantes de outras instituições, como Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Casa Civil, além de servidores das Prefeituras e Câmaras de Itacoatiara, Envira, Manacapuru, entre outros.

Controle interno apresenta fases de verificação

Assuntos importantes foram abordados, com ênfase para a excelência do controle observando três elementos. A verificação para checar se houve conformidade (positivo) ou desconformidade (negativo), para adotar ou propor medida de correção.

O servidor do TCE, Celso Falcone, que ministrou o curso, ficou entusiasmado com o nível dos participantes, com elevado graus de escolaridade, formação diversificada e alto grau de comprometimento.

Celso Falcone explicou que esse curso “é de suma importância para a formação dos agentes públicos, para que possam conhecer mais sobre o papel desse controle na mensuração da aplicação dos recursos públicos e efetivação da prestação de serviços de qualidade”, no âmbito legal da Constituições federal e Estadual.

No período vespertino, o instrutor abordou os temas “Classificações de Controle e o Sistema de Controle Interno“.

A instalação

Nesta quarta-feira, no último dia do curso, foram abordados assuntos relativos à implantação do sistema de controle interno, sua estrutura, a figura do controlador e as atividades executadas com ênfase para as auditorias, mostrando os ciclos e como são realizadas.

A atuação do controle se dá nas esferas das finanças, orçamento, patrimônio, contábil e operacional.

O controle como estrutura é exercido para o alcance da efetivação das políticas públicas, acompanhando as atividades das áreas fim e meio, e, apresentando relatórios que contribuirão na correção e aprimoramento dos atos dos gestores.

 

Texto: Dorrie Omena|Foto: Jeane Benoliel|Edição: Elvis Chaves

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi