MPC e TCE promovem palestras sobre prevenção do câncer de mama e cólo de útero

Ouça a notícia na rádio TCE:

Fruto de uma parceria para promover a sensibilização interna pela prevenção do câncer de mama e de colo de útero, o Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizaram, na manhã desta segunda-feira, duas palestras como parte da campanha do Outubro Rosa, realizada no âmbito da Corte de Contas.

Apoiadora da campanha, a presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, pediu aos servidores do Tribunal, homens e mulheres, que participassem das palestras sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e convidassem mais pessoas para lutar em favor da vida. Em sua fala aos presentes no auditório, a conselheira ressaltou a importância de promover palestras preventivas, “porque só assim é possível evitar a manifestação de doenças tão sérias como o câncer de mama e colo de útero”.

Considerado com um dos incentivadores da campanha interna, o procurador-geral de Contas, João Barroso, esclareceu que será dado continuidade à ação do Outubro Rosa, no decorrer do mês, e será implementado também no mês de novembro. Ele ressaltou a importância do Ministério Público de Contas em se engajar em ações que envolvem seus públicos interno e externo.

A coordenação do evento, composta pelas Divisões de Saúde e de Assistência Social do TCE (Disa e Dias), convidou a enfermeira Thyciara Costa, da Secretaria de Saúde Municipal de Saúde (Susam), para falar aos servidores da Corte de Contas, como prevenir esses tipos de câncer considerados muito comuns entre o público feminino. Mostrando o caminho que a mulher pode seguir para evitar e prevenir a manifestação dessas doenças e buscar os cuidados necessários caso haja a manifestação das mesmas.

O ginecologista do TCE, Agnaldo Costa, ressalou que no Amazonas esses dois tipos de câncer merecem a máxima atenção das mulheres por serem os de maior incidência. Ao perceber os primeiros sinais e sintomas a paciente deve procurar o ginecologista. “Só esse profissional pode solicitar os exames necessários para o diagnóstico. É preciso detectar o aparecimento dos primeiros sintomas e sinais porque nesta fase são absolutamente curáveis”, complementou o médico.

A chefe da Dias, Ângela Galvão, relembrou que foi feito um trabalho de sensibilização junto aos servidores, que foram convidados pessoalmente para que participasse das palestras de prevenção e conscientização sobre o câncer que pode atingir homens e mulheres.

Participante da palestra, a servidora Helen Edwards, do gabinete do conselheiro Érico Desterro, destacou a importância de conversar sobre possíveis sintomas e ressaltou que buscar ajuda médica especializada é a melhor e mais rápida alternativa de prevenir a doença.


Texto: Dorrie Omena|Fotos: Socorro Lins

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi