TCE conclui nova etapa de programa de aposentadoria

Depois de cinco meses de atividades com oficinas, palestras e seminários, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), encerrou nesta terça-feira (15) as atividade do Programa de Preparação para Aposentadoria “Eterno Aprendiz” (PPA) de 2015, que este ano teve a adesão do governo federal, por meio das Forças Armadas.

Criado pelo TCE, o PPA — que tem o apoio dos poderes Executivos, Legislativo (Estadual e Municipal), Judiciário e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) — tem o objetivo proporcionar aos servidores pré-aposentados uma programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando as abordagens cidadania, desenvolvimento e plano de futuro, visando minimizar as consequências do processo de aposentadoria.

Ao longo dos últimos cinco meses, foram realizadas 20 atividades, entre elas palestras de psicólogos, nutricionistas e oficinas no Sebrae, para motivação de atividades durante a aposentadoria.

Este ano, o PPA se firmou como política pública no âmbito da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, a partir da assinatura de um termo de compromisso firmado em dezembro do ano passado, e teve as atividades retransmitidas aos servidores dos outros 61 municípios do Estado em fase de pré-aposentadoria pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação, que gravou todas as ações.

“O  PPA vem apresentando novas perspectivas de vida àqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento das instituições ao longo de suas histórias e vem crescendo gradativamente”, comentou a chefe do Degesp, Merisa Mendes, responsável pelo programa.

Ao falar no encerramento, o conselheiro-presidente Josué Filho afirmou que o PPA é um programa que estimula o renascimento, que dá novas perspectivas àqueles que muito colaboraram com as instituições públicas. “Esse programa vem revelar que a aposentadoria não é o fim da vida e apresenta novas possibilidades para fazer e para aprender. Ele prepara o cidadão para que não se transforme em um ocioso ou depressivo e tenha uma nova perspectiva”, afirmou.

Além do conselheiro Josué Filho, participaram da solenidade de encerramento o major brigadeiro da Aeronáutica, Antônio José Mendonça de Toledo Lobato; o secretário municipal de Planejamento, Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque; o secretário de Administração do Estado, Luiz Gonzaga; o procurador-geral do Município de Manaus, Marcos Cavalcante; e o conselheiro Júlio Pinheiro.

_______
texto: Elvis Chaves / Foto: Socorro Lins

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi