Nova turma de brigadistas do TCE faz treinamento

 

Um treinamento intenso para os servidores que compõem a brigada de incêndio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) foi realizado na semana passada, entre os dias 15 e 17, visando capacitar melhor os colaboradores para uma eventual situação de emergência. 

O local treinamento foi o Centro de Treinamento Arpia de Fogo, um dos melhores das Regiões Norte/Nordeste e que proporcionou aos novos brigadistas do TCE uma situação bem aproximada da realidade no combate ao incêndio com extintores, hidrantes com água, primeiros-socorros a vítimas e salvamento em altura.   

De acordo com bombeiro Alain Delano Vasconcelos, um dos coordenadores da Brigada do TCE, uma das etapas do treinamento foi a simulação próxima como a que aconteceu na Boate Kiss, onde os brigadistas tiveram que entrar em uma sala escura cheia de fumaça, com música tocando bem alto. “Nessa hora todos os brigadistas atuaram sob forte emoção, devido a triste lembrança do acontecimento, ficamos satisfeitos pela forma como todos se comportaram e reagiram superando a forte emoção”, disse.  

Segundo Delano, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas é pioneiro nesse quesito, contando com equipamentos modernos, saídas de emergência em locais estratégicos, amplas escadas de emergência, 150 extintores de incêndio distribuídos adequadamente nos dois prédios, duas centrais de bombas de incêndio e uma central de alarme de incêndio independente, podendo ser acionado o alarme no prédio principal ou no anexo separadamente.

“Os dois prédios estão sinalizados de forma que na hora da evacuação todos procurem os lugares adequados para fuga, onde os brigadistas estarão orientando os servidores a deixarem os prédios de forma segura”, ressaltou Delano.

A brigada de incêndio do TCE é composta pelo soldado Delano, sargento Parente e tem como coordenador-geral o major Carlos Andrey, que é diretor de Assistência Militar do TCE. A brigada conta hoje com 34 servidores brigadistas voluntários. 

Texto: amaro Jr./Fotos: Alain Delano

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi