Projeto Reformar é apresentado a servidores do TCE

A coordenação geral do Projeto de Reestruturação e Modernização Interna do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Reformar) apresentou na última quarta-feira (16), no auditório do TCE, as diretrizes que possibilitarão o mapeamento de todos os processos organizacionais do TCE/AM.

A implementação do projeto Reformar visa racionalizar os fluxos através da simplificação de etapas de trabalho.

Outros objetivos, os estratégicos, pretendem reduzir o tempo de análise e julgamento de processos, atuar tempestivamente em áreas relevantes e aprimorar instrumentos de controle e processo de trabalho.

O projeto Reformar atende um dos objetivos do Planejamento Estratégico, item 4.2 – Perspectivas de Processos Internos, aprovado pelo Tribunal de Contas no dia 15 de dezembro de 2009.

O presidente do TCE/AM, conselheiro Júlio Pinheiro, falou da importância de cumprir todas as etapas traçadas no projeto e das melhorias vivenciadas no órgão nos últimos anos.

“Todos nós estamos lutando para alcançar melhorias nos nossos trabalhos através de programas e projetos que estão sendo implantados. Estamos lutando para que essas novas metodologias tragam benefícios nas ações que desempenhamos”, disse o presidente.

De acordo com o conselheiro presidente, o objetivo a ser alcançado é um Tribunal mais moderno e mais ativo nas suas funções. “Queremos um TCE que traga melhorias para os seus servidores, e que esses possam executar seus trabalhos de uma maneira moderna, eficaz, ágil e dinâmica”, acrescentou o conselheiro.

Ainda segundo o presidente, as melhorias já alcançadas pelo Tribunal são resultado do esforço de servidores que vestiram a camisa nesse primeiro momento da sua administração. “Os avanços conseguidos neste curto espaço de tempo só foram possíveis graças ao empenho de todos”, afirmou.

Com a implantação do Projeto Reformar as melhorias no mecanismo de trabalho serão muitas, no que diz respeito a celeridade, qualidade, agilização de procedimentos e execução.

“Todos nós somos responsáveis pelos avanços e melhorias. Não existe nesse processo uma pessoa de forma isolada responsável pelas mudanças conquistadas. O mérito é de todos”, ressaltou o presidente.

O auditor Alípio Reis Filho, Coordenador Geral do Grupo Deliberativo do Projeto Reformar, iniciou sua apresentação informando aos servidores que em alguns Tribunais de Contas o Projeto já se encontra em plena execução e em outros está em fase de implantação. O coordenador deu como exemplo o Tribunal de Contas da União e os TCEs de Mato Grosso e Santa Catarina.

Para o coordenador geral do projeto, esses Tribunais são considerados de vanguarda, por já estarem trabalhando com novas ferramentas e produtos apresentados pelo Reformar. “Isso os coloca na frente”, disse o coordenador geral.

Segundo Alípio Reis, o projeto nasceu a partir do Programa Nacional de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Tribunais de Contas dos Estados, Distrito Federal e Municípios – Promoex, que disponibilizou recursos para que fosse criado o Planejamento Estratégico dos Tribunais e dentro desse planejamento surgisse o Projeto Reformar, que visa trazer melhorias nos processos internos dos Tribunais.

“Em síntese o Projeto Reformar busca reduzir o tempo de análise nos julgamentos dos processos, atuar em áreas relevantes e aprimorar instrumentos de controle e processos de trabalho. O produto gerado pelo Reformar vai receber o acabamento final do Sistema Integrado de Processos e Documentos Eletrônicos (Spede)”, afirmou Alípio.

“É a partir do Sistema Spede que ocorrerá a transformação dos processos ligados ao controle externo. Partindo dele é que nós teremos condições de alcançar o processo eletrônico, que já existe em alguns Tribunais de Contas”, finalizou o coordenador.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e a Escola de Contas Públicas (ECP) participaram da apresentação do projeto.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi