Simpósio ambiental no Amazonas ganha dimensão internacional

Depois de acalentar por mais de quatro anos a idéia de realizar um grande seminário focado na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento de ações preventivas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Júlio Pinheiro, comemorou na sexta-feira, 18, o encerramento do I Seminário Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, prestigiado por ministros e autoridades nacionais e internacionais.

Além de gerar a "Carta da Amazônia", lida pelo vice-presidente do TCEAM, conselheiro Érico Desterro, documento que vai nortear, a partir de agora, as ações dos tribunais de contas brasileiros na área da gestão ambiental, o evento foi fechado com chave de ouro pelo diretor da ONU, o senegalês Bakary Kant anunciou aos presentes no Tropical Hotel, onde ocorreu o simpósio inserir os tribunais de contas no contexto ambiental das Nações Unidas.

Com o apoio manifestado pelas autoridades nacionais e internacionais, o simpósio serviu para os presidentes das instituições assumirem o compromisso de trabalhar mais para promover a sustentabilidade e ajudar o país a contar com um meio ambiente mais harmônico e saudável.

Segundo Júlio Pinheiro, a partir de agora os tribunais vão tomar um novo rumo com o fortalecimento dos seus instrumentos e transformação das auditorias ambientais em instrumentos preventivos.

"Os resultados desse seminário são extremamente positivos e mostram que fizemos muito bem em promover o evento e em nos unirmos para mostrar que os tribunais podem ajudar a promover a sustentabilidade com olhar de fiscal. Fizemos um gol de placa com esse evento que também serviu para mostrar, fundamentalmente ao mundo que nós queremos nos inserir de uma vez por todas na defesa do meio ambiente", destacou, agradecendo a todos os conselheiros, parceiros e autoridades que contribuíram de uma forma ou de outra para a realização do evento.

Visivelmente emocionado e feliz, Júlio Pinheiro disse que após a realização do simpósio os tribunais brasileiros vão trabalhar para consolidar tudo o que foi defendido durante a sua realização como, por exemplo, o desenvolvimento de ações preventivas e a preparação do corpo técnico, com o objetivo de prestar serviços cada vez melhores à sociedade, particularmente na promoção da sustentabilidade de defesa do meio ambiente.

O I Simpósio Internacional foi prestigiado pelos ministros Herman Benjamin (STJ), Mauro Campbell (STJ) e, além de autoridades civis e militares, e especialistas nacionais e internacionais.

TCE/AM

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi