Manaus pra morar dentro de você

Manaus, a capital do maior estado da nação brasileira, o Amazonas, vai completar, dia 24 de outubro, 342 anos. Ao longo da sua história, vem sofrendo agressões contínuas (discriminação e difamação). A ignorância a seu respeito não tem poupado sequer a época do império da Borracha, período em que Manaus ganhou o apelido de Paris dos Trópicos, construiu o maior símbolo da sua pujança, o Teatro Amazonas. Foi a segunda cidade brasileira (depois de São Paulo) a receber iluminação elétrica, por isso a semelhança com a capital francesa. A riqueza e sua ostentação transformaram-na em uma das cidades mais poderosas daquele período em função da sua economia que movimentava importante setor do mercado mundial com a produção do látex. Em uma cidade que já teve tudo isso, em um raciocínio normal, não caberia dúvidas sobre a existência ou não de civilização, pois desde o século XIX Manaus já tinha requintes do mundo moderno, que se propagava na Europa.

Sabe-se que depois do ciclo da borracha, Manaus cresceu desordenadamente. Sua população aumentou assustadoramente nos últimos 40 anos. Hoje, Manaus tem mais de um milhão e oitocentos mil habitantes (IBGE 2010), Muito deles migrantes atraídos por inúmeras oportunidades de emprego com o advento da Zona Franca, principalmente. Mesmo assim, a impressão que se tem é que tanto a Manaus do século XIX quanto a que se projetou depois da decadência da borracha, são totalmente desconhecidas do brasileiro.

Para chamar a atenção dessa realidade, neste 24 de outubro de 2011, convidamos todos a fazer uma reflexão sobre a beleza, sobre a importância que a nossa cidade tem na história de cada um de nós. Vamos abrigar Manaus dentro do coração, valorizando nossas características e diferenciais regionais inerentes às origens do povo, à nossa biodiversidade, ao nosso patrimônio histórico e arquitetônico, à nossa gastronomia, às festas populares, ao artesanato, às opções de lazer e entretenimento, à modernidade, à hospitalidade e à infraestrutura representada, nesta data, pela Ponte Rio Negro, um sonho acalentado principalmente pela população dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. PARABÉNS MANAUS!

Fotos da Ponte sobre o Rio Negro*

*Fotos de Mara Matos e Chico Batata

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi