Tribunal mais célere com a digitalização de processos

Presidente observa o início da era digital no setor de protocolo
Presidente observa o início da era digital no setor de protocolo

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCEAM) está concluindo mais uma etapa dos investimentos no campo digital. As novas ferramentas eletrônicas vão resultar em uma velocidade maior dos julgamentos das prestações de contas de gestores públicos. Hoje, o TCE já deu um grande passo com a implantação do voto eletrônico, colhendo resultados inéditos na história da Corte de Contas do Amazonas, cujos reflexos positivos já são reais tanto na produtividade interna quanto na externa.

Para consolidar processos eletrônicos nos procedimentos internos, o TCE está comprando máquinas e equipamentos, dentre eles 15 scanners e um Data Center. O sistema de informação será fortalecido para comportar a gama de informações e todo e qualquer processo terá acesso ao público e será publicado na transparência. A instituição que hoje eliminou gargalos que o impediam seu crescimento está substituindo o processo manual pelo mundo cibernético a começar pelo protocolo onde os documentos recebidos viram processos. As novas ferramentas eletrônicas vão trazer dinamismo e excelência ao TCE. “Faremos digitalização desses processos para reduzir os custos com o papel, isso tem grande importância para o meio ambiente. Com isso, milhares de árvores deixarão de ser cortadas e consequentemente serão preservadas”, afirmou o presidente Júlio Pinheiro. Preocupado com a causa ambiental, o presidente declarou que no tribunal existem “pilhas” de processos “encalhados” que além de gastar um absurdo de papel, ocupam bastante espaço físico.

Primeiro processo digital protocolado no TCEAM

A causa ecologicamente correta abraçada pelo tribunal beneficiará não só o meio ambiente, mas também cerca de 15 a 20 surdos-mudos que serão contratados para manipularem as máquinas. O projeto que também é de cunho social fará a contratação por meio do convênio com a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas – ADEFA e darão início ao processo de admissão assim que os equipamentos chegarem.

Os recursos aprovados na aquisição das máquinas pelo Programa Nacional de Modernização do Sistema de Controle Externo (Promoex) são de R$300 mil. É um investimento que o tribunal está fazendo em função do custo benefício ser de uma economia de longo prazo.

Além dos processos que serão digitalizados, as melhorias que o tribunal está realizando em seu corpo técnico, com os cursos de capacitação através da Escola de Contas Públicas (ECPAM), vem reunindo conquistas que o credenciam para receber a mais importante comenda ao serviço público: o selo de qualidade da ISO 9001 – resultado de uma gestão eficaz que começou em 2010 com investimentos e adoção em novas metodologias de trabalhos.

Leia também

slot pro thailand slotgacormaxwin wwwl24.mitsubishielectric.co.jp game slot online judi bola online judi bola resmi