Page 16 - Cartilha de integridade
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TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS                                                            2023






                 4.2 Boas práticas


                     Formalizar o código de ética, suficientemente detalhado e claro;
                     Criar formalmente uma comissão de ética na entidade;
                     Formalizar e comunicar a existência de um Código de Ética;
                     Exigir o compromisso solene de acatamento e observância das regras
                     estabelecida;
                     Promover medidas educativas quanto aos valores éticos;
                     Estabelecer um conjunto de indicadores;
                     Definir um sistema de recrutamento centrado na ética.

                                                  5 - Comunicação e treinamento do programa

                                                  de integridade

                                                          Após realizadas as etapas anteriores, é de grande relevância que todos sejam
                                                  treinados e informados sobre o Programa de Integridade.

                                                       Os treinamentos e ações de comunicação periódicos são fundamentais para
                                                  ajudar a promover uma cultura de ética no setor público e promover o debate
                                                  sobre  temas  relacionados  à  Integridade.  A  alta  gestão,  demais  servidores  e
                                                  membros, e até mesmo terceiros (fornecedores e prestadores de serviços) devem
                                                  ter acesso às informações sobre o Programa de Integridade e receber adequado
                                                  treinamento.


                 5.1 Plano de Comunicação

                      A comunicação integra a estratégia do Programa de Integridade do órgão e
                 deve abranger aspectos fundamentais, com a divulgação das informações e a
                 possibilidade de acessibilidade delas.
                      A divulgação trata sobre as campanhas da organização e discussões dos
                 temas vinculados à integridade, e podem ser feitas de diversas formas, como
                 por meio de intranet, e-mail, quadros de avisos, videoconferências, cartilhas,
                 etc.
                      No que tange à acessibilidade, é crucial disponibilizar o Código de Ética e as
                 demais  normas  do  Programa  de  Integridade  em  locais  de  fácil  acesso,  como
                 internet, intranet, murais, cópias físicas impressas e possíveis de serem localizadas
                 facilmente.
                       Uma comunicação que siga estes critérios é pré-requisito para um Programa
                 de Integridade eficiente, pois, disseminar o conhecimento do Programa e investir
                 em  divulgação  periódica  de  seu  conteúdo,  com  atualizações  sempre  que
                 necessárias, implica no aumento da chance real de sucesso do Programa.
                        A comunicação pode ser feita por vários meios. Uma dica é criar uma Plano de
                 Comunicação, com detalhamento, para cada ação a ser realizada, de:









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