Page 157 - Biênio 2018-2019
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GRANDES RESULTADOS - TCE
Tecnologias aumentam
eficiência do TCE-AM
Primando pela efetividade e inovação com práticas internas que fortaleceram a
instituição e transformaram a realidade do Tribunal de Contas, em outubro de
2018, foi firmado a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) – por
intermédio de um Termo de Cooperação Técnica entre TCE-AM e Tribunal Regional
Federal da 4ª Região.
A ferramenta permitiu a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de
documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização dos
processos e documentos, a atuação simultânea de várias unidades, ao mesmo
tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo
de realização das atividades, englobando um conjunto de módulos e
funcionalidades, que promovem a eficiência administrativa, além de economia.
Para que isso fosse possível, desde novembro de 2018 a Seger planejou e
organizou, juntamente com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin), a Os usuários externos/jurisdicionados têm acesso, agora, após o cadastramento e
Os usuários externos/jurisdicionados têm acesso, agora, após o cadastramento e
realização de 12 treinamentos para os servidores e estagiários, e a implantação habilitação prévias, à visualização dos processos e dos documentos no SEI, bem como à
dessa plataforma ocorreu de forma gradual e por etapas, a partir de dezembro de autorização para assinatura e envio de documentos. Essa nova realidade permitiu maior
2018. Mais seis treinamentos foram realizados ainda entre março e abril de 2019 e agilidade nos trâmites e uma transparência ativa em atendimento ao disposto na Lei nº
2018. Mais seis treinamentos foram realizados ainda entre março e abril de 2019 e
a transição dos contratos da antiga tecnologia para o SEI se deu em maio de 2019. 12.527/2012.
a transição dos contratos da antiga tecnologia para o SEI se deu em maio de 2019.
Tecnologia
Depois de 10 anos de tecnologia defasada, foi fundamental a implantação de um novo
Data Center, para adequar a TI às expectativas do Tribunal de Contas dentro dos padrões
exigidos, respeitando as normas técnicas, fortalecendo a segurança do processamento,
armazenamento e a comunicação de dados e das informações.
Várias reuniões e contatos sucederam-se para definir a hospedagem do Data Center (no
prédio principal), dentro da conformidade das normas que regem esse tipo de construção e
com assenso aos respectivos pareceres técnicos. Espaço definido – 2º andar, o prédio
principal precisou ser adequado por meio de reformas. Os serviços foram iniciados em
outubro de 2018 e acompanhados pela Secretaria Geral de Administração (Seger).
Em paralelo, foram adquiridos os equipamentos indispensáveis para o funcionamento do
novo Data Center como: fontes de alimentação ininterrupta de energia (UPS), grupo
gerador, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de automação ambiental,
sistema de climatização de precisão, sistema de monitoramento, equipamentos para a sala
de telecomunicações, conexões de rede, materiais permanentes e de consumo.
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