Page 170 - Biênio 2018-2019
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GRANDES RESULTADOS - TCE






                  Ouvidoria da Corte de Contas

                  cada vez mais próxima do cidadão



                  Nos últimos dois anos, a Ouvidoria do Tribunal de Contas cumpriu com maestria a   Prova desse cenário é o volume de manifestações recebidas, que ultrapassou 820 neste período,                                                                                      Ainda durante o simpósio, a Ouvidoria discutiu a implantação dos projetos “Aluno-ouvidor” e o
                  missão de aproximar o cidadão da Corte de Contas.                         com um salto quantitativo nas demandas recebidas eletronicamente. Das mais de 820                                                                                                          “Pequeno ouvidor”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o
                                                                                            manifestações, 302 foram encaminhadas pelo site da Ouvidoria (ouvidoria.tce.am.gov.br); 277                                                                                                objetivo de dar voz aos estudantes, para que eles possam medir sua satisfação com o ensino e
                  A aproximação com a sociedade foi um compromisso assumido pela presidente do   foram enviadas por e-mail (ouvidoria@tce.am.gov.br) e 208 manifestações foram recebidas, via                                                                                          estrutura oferecidos.
                  TCE-AM,  conselheira  Yara  Lins  dos  Santos,  ainda  na  solenidade  de  posse,  em   WhatsApp (8815 1000), disponibilizado à população.
                  dezembro de  2017, e pelo ouvidor-geral da Corte  de Contas, conselheiro Érico
                  Desterro, que não mediu esforços para que o cidadão se sentisse cada vez mais   “O mundo mudou sobretudo na comunicação entre a sociedade e a administração pública e
                  próximo do tribunal.                                                      temos que nos adaptar a isto. A adaptação foi realizada no Portal da Ouvidoria, na celeridade
                                                                                            dada as demandas encaminhadas por e-mail e na institucionalização de um número de
                  “A Ouvidoria da Corte de Contas é o nosso canal direto com o cidadão e uma das   WhatsApp para que o cidadão, com um smartphone, tenha contato com o tribunal. A Ouvidoria
                  premissas da minha gestão foi aprimorar este contato com a sociedade, para tornar o   do TCE passou a utilizar a tecnologia a favor da fiscalização das contas públicas”, disse o
                  tribunal ainda mais transparente”, afirmou a presidente do TCE-AM, conselheira Yara   ouvidor-geral do tribunal, conselheiro Érico Desterro.
                  Lins dos Santos.
                                                                                                                                                                                                          De acordo com a Lei nº 13.460/2017, a Ouvidoria tem 30 dias para responder as
                                                                                                                                                                                                          demandas recebidas. Mas, em atenção à celeridade, a Ouvidoria da Corte de Contas
                                                                                                                                                                                                          respondeu às demandas em um prazo médio de 8 dias.

                                                                                                                                                                                                          Vencendo as distâncias
                                                                                                                                                                                                          Para driblar as distâncias geográficas do Amazonas, a Ouvidoria do TCE-AM foi até
                                                                                                                                                                                                          onde a população está com o projeto Rodas de Cidadania.

                                                                                                                                                                                                          Um avanço na gestão das demandas e manifestações populares, o Rodas de
                                                                                                                                                                                                          Cidadania tem como objetivo levar a Ouvidoria do TCE-AM para os municípios do
                                                                                                                                                                                                          interior do Estado com a realização de audiências públicas, para ouvir as demandas
                                                                                                                                                                                                          da comunidade.                                                               Pesquisa de satisfação
                                                                                                                                                                                                                                                                                       Mais do que receber denúncias, a Ouvidoria do TCE-AM tem se aproximado da população e
                                                                                                                                                                                                          O projeto foi realizado em Parintins, Benjamin Constant, Itacoatiara, Manacapuru,   quer saber o que a sociedade tem a dizer a respeito dos serviços prestados pelo tribunal.
                                                                                                                                                                                                          Careiro, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Tabatinga, Novo Airão e Tefé.
                                                                                                                                                                                                                                                                                       Pensando em uma maneira fácil e ágil de realizar uma pesquisa de satisfação do usuário, a
                                                                                                                                                                                                          Formando ouvidores                                                           Ouvidoria instalou quatro totens que estão localizados nas entradas da Corte de Contas, para
                                                                                                                                                                                                          Em uma iniciativa inédita, a Ouvidoria do TCE-AM capacitou e certificou 202 ouvidores   que a população diga a opinião a respeito dos serviços prestados pelo tribunal.
                                                                                                                                                                                                          no Amazonas. A capacitação foi realizada durante o 3º Simpósio Nacional de
                                                                                                                                                                                                          Ouvidorias em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal e a Rede de    A avaliação dos serviços pode ser feita eletronicamente, em média, em até 30 segundos. Os
                                                                                                                                                                                                          Ouvidorias do Amazonas. A certificação é válida por cinco anos e a atuação será   dados são enviados automaticamente para o e-mail da Ouvidoria e inclusos do Sistema
                                                                                                                                                                                                          acompanhada pela Ouvidoria do Tribunal.                                      Eletrônico de Informações (SEI).




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